Photobucket

Bem Vindo!

Review Skyforger - Amorphis

domingo, 24 de janeiro de 2010

“Skyforger” é o 9º álbum da banda mítica finlandesa que já conheceu diversos estados de espírito e de composição ao longo da sua carreira. Com a entrada de Tomi Joutsen em 2005 a banda iniciou um novo ciclo que vai do álbum “Eclipse” até ao “Skyforger” (pelo menos até agora) que é sem dúvida o melhor ciclo da banda.
Daqui advém aspectos positivos e negativos.
Pelo lado positivo destaca-se a coesão e fluidez de uma máquina bem oleada e bem programada. Pelo oposto, o que mais se salienta é a repetição de algumas fórmulas que vêm sendo exploradas desdeEclipse”.
Este Skyforger” apresenta todas as virtudes dos dois antecessores: uma grande colecção de grandes riffs de guitarra, o típico ambiente folk que a banda nos habituou desde “Eclipse” e mais… este novo álbum tem mais uma qualidade acrescida… refrões inesquecíveis que ficam na memoria de qualquer um, como o refrão da “Sampo”.
Mas não é tudo… Tomi Joutse também está bastante bem, a visitar diversos registos vocais mas sempre competentíssimo em qualquer um deles.
O problema (no meu ver) surge na eventual saturação que pode surgir a quem já acompanha os Amorphis desde “Eclipse” pois uma pessoa fica com a nítida sensação que tudo que está em Skyforger” já fora feito nos sues antecessores Eclipse” e Silent Waters”. EventualmenteFrom The Heaven Of My Heart aproxima-se de Am Universum”, e Majestic Beast” assume-se como um dos momentos mais extremos da banda dos últimos anos sem nunca esquecer a vertente técnica/melodia, característica que volta a estar em destaque num trabalho equilibrado e competente e que não desiludirá os fãs da banda.
Mesmo assim este álbum é sem dúvidas dos melhores de Amorphis e certamente dos melhores do ano de 2009.

Nota: 8/10

Review: Duarte Costa

0 comentários:

Photobucket