Photobucket

Bem Vindo!

Review Backspacer-Pearl Jam

quarta-feira, 21 de outubro de 2009



Três anos que passaram e finalmente chegou um novo álbum de uma das melhores bandas do planeta: os Pearl Jam. E dou-lhes este título porque, mais uma vez, eles trataram os seus fãs muito bem, dando-lhes uma fantástica colecção de canções.
Backspacer dificilmente pode ser comparado a qualquer um dos trabalhos anteriores da banda mas, no entanto, continua a captar aquela energia que só os álbuns dos Pearl Jam conseguem.
Engloba uma grande variedade de gêneros musicais e influências do estilo Stooges em "Gonna See My Friend", o som folk de "Just Breathe" para o energia grunge de "Supersonic". Os créditos também vão para Brendan O'Brien, voltando a produzir um álbum dos Pear Jam, desde de Yield em 1998. Esse álbum, junto com Vs, Backspacer e a recente reedição do álbum de estreia da banda, Ten, certamente faz dele o homem mais adequado para o trabalho de obter o som mais bonito e energético dos Pearl Jam.
Este álbum é impecável, com um equilíbrio fantástico entre todos os instrumentos, que dá para identificar a bateria, guitarra elétrica, etc. E sempre com aquela energia que os Pearl Jam já nos habituaram!
Backspacer marca a primeira vez desde o álbum Vs que Eddie Vedder é o autor de todas as letras de um álbum do Pearl Jam. Embora tenha Vedder escrito certamente melhor do que mostra neste álbum, é notável a "vibe" positiva vinda das suas palavras.
Talvez agora porque tem George W. Bush fora da Casa Branca, Eddie sente que pode concentrar-se mais em escrever sobre coisas como amor, etc.
Depois dos temas que passavam a mensagem de frustração política provenientes de Riot Act
e de Pearl Jam, esta é certamente uma mudança bem-vinda e refrescante. Vedder ainda escreve de mágoa em canções como "Speed Of Sound" e "Force Of Nature", mas ao mesmo tempo emite um grande nível de optimismo, o que é fabuloso!
Sempre existiram ou existem pessoas que criticam a voz de Vedder, mas não há dúvida que ele tem uma das mais puras e originais vozes da música moderna.
É preciso ser uma banda especial para ser capaz de mudar o seu som depois de tantos anos, mas como Pearl Jam é uma banda especial não é grande surpresa. Eu não concordo com aquelas pessoas que dizem que os Pearl Jam "morreram" depois do album Ten, pelo contrário, já deram provas que estão bem vivos.
Eu recomendo este álbum a todos os fãs que têm Pearl Jam no coração e até para aquelas pessoas que estão a tentar ouvir a banda pela primeira vez.
Oiça, divirta-se e aproveite este álbum porque o mundo musical está cada vez mais fraco, mas felizmente ainda existem bandas que fazem boa música e bons álbuns como é o caso dos Pearl Jam!
Confesso que estou curioso com o próximo álbum dos Pearl Jam! Cá o esperemos!

NOTA: 9/10


Review: Duarte Costa

0 comentários:

Photobucket